Please wait...

Our Blog

10 perguntas que você TEM que fazer para fornecedores de storage (Parte II)

interview_thumb
Este artigo é a continuação de: “10 perguntas que você TEM que fazer para fornecedores de storage (Parte I)” para acessa as primeiras cinco perguntas, clique aqui.

6. QUAL É A PROPORÇÃO DE TERABYTES PARA CORES DE PROCESSAMENTO DA SOLUÇÃO?

Isto é uma métrica que você não vai encontrar em nenhuma data sheet de uma solução. Por exemplo, se o servidor é um quad-core e tem oito terabytes de capacidade, então vai ter uma proporção de dois terabytes para um core de processamento (2TB/core). Trabalhar com volumes grandes de dados e atender centenas de usuários requer processadores robustos. Dependendo da quantidade de dados que o sistema representa, os processadores podem ficar sobre carregados e afetar o desempenho. Esta métrica, onde menor é melhor, é crucial para soluções de armazenamento com previsão de uso pesado.

7. QUAL É A PROPORÇÃO DE TERABYTES POR GIGABITS POR SEGUNDO DA SOLUÇÃO?

Hoje há gavetas de storage que comportam até 60 discos (120 terabytes) em um servidor. A densidade apresenta uma economia de espaço muito atraente. Porém, a conexão mais rápida que se tem para um servidor deste porte é de 10 gigabits por segundo. Isso traduz para uma proporcão de 12 terabytes para cada gigabit de banda (12TB/Gbps). Muitas vezes conectividade em uma situação destas não passa a ser um gargalo, mas certamente pode ao passo que esta proporção aumenta. Agora se você pretende fazer backup destes dados, se prepare para esperar um bom tempo.

8. COMO EU POSSO REDUZIR O IMPACTO DE UMA FALHA DE CONECTIVIDADE?

Usando o exemplo da resposta anterior, se a conexão de 10 gigabits por segundo falhar 120 terabytes vai ficar inacessível. Talvez isso só representa 10% da sua capacidade de armazenamento ou talvez representa 90%. Apesar de normalmente ser mais custoso em termos de resfriamento e consumo de energia, não colocar todos seus ovos na mesma cesta é quase sempre recomendável. Portanto, considere uma solução composta por várias máquinas menores ao uma máquina monstro quando possível.

9. POR QUE EU DEVERIA COMPRAR DISCOS DE ALTO RPM?

A resposta típica vai incluir um discurso sobre desempenho. Porém, você precisa lembrar que este conjunto de discos de alto desempenho será acessado via uma conexão de rede. Se quatro discos de baixo rpm conseguem saturar 1 gigabit de banda, então do que adianta ter doze discos de alto rpm sendo acessado por uma conexão de desempenho mediana? Além de provavelmente não poder aproveitar o desempenho, estes discos são mais caros e com capacidades menores.

10. QUAL A VANTAGEM DE UMA SOLUÇÃO A BASE DE FIBER CHANNEL?

Apenas a satisfação de dizer que você comprou o mais caro. Não caia nesta conversa. Você só vai aproveitar soluções fiber channel se você já tem instalado. Esta tecnologia requer a instalação de um outro tipo de rede de dados dedicado cujos componentes são três a cinco vezes mais caros do que aqueles usados em redes convencionais. Com conectividade de até 10Gbps, redes convencionais juntos com certos softwares excedem o desempenho e funcionalidades de fibre channel. [spacer size=”25″] Se você ainda tem dúvidas sobre soluções de storage que sejam adequadas ao seu perfil, entre em contato conosco. Temos profissionais capacitados para ajudar você a definir estratégias de como lidar com a crescente demanda por espaço de armazenamento de dados.


Sobre o autor

[staff name=”Hunter Hagewood” position=”Co-fundador e Diretor de P&D” img=”http://nevoanetworks.com/wp-content/uploads/2012/10/Hunter-Blog.jpg”] Formado em Sistemas de Informação com mestrado em Ciência da Informação pela University of Tennessee. Atualmente é diretor da Nevoa Networks, tem 17 anos de experiência na área de soluções de dados e registra participação em importantes projetos de HPC tanto nos EUA quanto no Brasil. [/staff] [spacer size=”25″]

Fundada em 2005 a Nevoa Networks é pioneira no mercado brasileiro em desenvolvimento de soluções de armazenamento virtualizado, tecnologia que permite a implantação de Cloud Storage em ambientes corporativos e data centers comerciais. Sua tecnologia torna mais acessível infraestruturas de capacidade ilimitada para organizações que geram e movimentam grandes volumes de dados.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta