100 cópias sigilosas – Que solução de armazenamento pode atender os usuários mais neuróticos?

Blog Deixe seu comentário - Leave a comment  

Talvez você já tenha imaginado a  seguinte situação:

O chefe convoca uma reunião com o pessoal técnico e diz que leu uma matéria onde a Booble, que tem dezenas de milhares de servidores e um altíssimo nível de redundância, sofreu a perda dos e-mails de milhares de usuários.  Preocupado, ele explica que você e seus colegas precisam passar a fazer 100 cópias de cada arquivo da empresa como garantia contra perda.

Para determinar se isto é uma piada ou não, você abre a boca e comenta que “isso vai demandar um espaço gigantesco de armazenamento”. O chefe, já antecipando esta resistência e com a resposta na ponta da língua diz – “Isso não vai ser problema. Discos estão cada vez mais baratos!”

Vendo que esta estratégia não colou e sem tempo de explicar que há um universo de diferença entre um HD e um storage de 200TBs, você rapidamente contra-ataca com a objeção infalível –

“Mas ao criarmos 100 cópias de cada arquivo estaremos praticamente garantindo o acesso indevido e possivelmente o furto de informações sigilosas .”

Com satisfação, você observa o efeito desanimador desta afirmação no rosto do seu chefe e sabe que acabou de livrar você e seus colegas de um plano desastroso. Voltando para sua mesa em meio a olhares de admiração e alívio, você se pergunta se um dia alguém vai achar uma solução para a relação inversa entre a confiabilidade e o sigilo de dados.

Este conflito entre confiabilidade e sigilo de dados talvez tenha poupado muitas equipes técnicas de projetos caros e complexos, mas exige que as empresas escolham um ou outro. O resultado é um medo de ter escolhido errado. Qual é pior? Perder o arquivo ou o arquivo ser roubado? Essa dúvida tira o sono de muita gente.

Ainda bem que não precisa mais tirar o seu sono. Hoje já há soluções de storage que não apresentam uma relação inversa entre confiabilidade e sigilo dos arquivos, podendo atingir níveis de ambos antes impraticáveis. Isso mesmo, é possível atingir 100 cópias de cada arquivo com total sigilo e excelente desempenho. E isso a um custo menor do que soluções tradicionais.


Sobre o autor

Hunter Hagewood
Co-fundador e Diretor de P&D
Formado em Sistemas de Informação com mestrado em Ciência da Informação pela University of Tennessee. Atualmente é diretor da Nevoa Networks, tem 17 anos de experiência na área de soluções de dados e registra participação em importantes projetos de HPC tanto nos EUA quanto no Brasil.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários - Adicionar comentário

You must be logged in to post a comment.