Please wait...

Our Blog

Instituto Osvaldo Cruz IOC implanta software da Nevoa Networks

IOC

O desafio: implantar um sistema capaz de trabalhar com grandes arquivos de dados

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da Fiocruz, tinha como objetivo a implantação de um sistema capaz de oferecer 36 terabytes iniciais e que pudesse ser expandido em até 120 terabytes, à medida que fosse necessário. O desafio era montar uma infraestrutura que trabalhasse com grandes arquivos de dados, boas velocidades de acesso, que oferecesse segurança aos dados hospedados e que pudesse ser incrementada à medida que a demanda por espaço aumentasse. [pullquote align=”right”]“Muitas empresas oferecem softwares para armazenar quantidades grandes de arquivos, mas achamos a solução da Nevoa Networks excelente”[/pullquote] O IOC atua nas áreas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação e na prestação de serviços de referência para diagnóstico de doenças infecciosas e genéticas e controle de vetores, amparado pela ação de comissões internas responsáveis por garantir os padrões de biossegurança, de qualidade e de gestão ambiental. O IOC também mantém coleções científicas de importância nacional e internacional e forma cientistas e técnicos por meio da atuação na educação profissional e de pós-graduação. As demandas geradas pelo Instituto justificavam a iniciativa de um sistema de armazenamento desse porte. Os arquivos internos do IOC ocupam espaços consideráveis, por isso a preocupação com a capacidade de storage nos hardwares. “Muitas empresas oferecem softwares para armazenar quantidades grandes de arquivos, mas achamos a solução da Nevoa Networks excelente”, relembra Gilberto Ferreira da Silva, gerente de Tecnologia da Informação do Instituto Oswaldo Cruz.

A solução: adotar o produto Nevoa Cluster ofertado pela Nevoa Networks

A Nevoa Networks ofertou ao Instituto Oswaldo Cruz seu sistema Nevoa Cluster, solução para infraestruturas de armazenamento de grande porte. O Nevoa Cluster foi configurado para atender a necessidade inicial de 36 terabytes. Com 13 servidores de 1U (“Unidade de Rack, significa a altura que o servidor mede – cada unidade de rack é: 48,5 cm x 4,2 cm), com 3 terabytes cada um, montados em um rack padrão de 40U. O Nevoa Cluster é baseado no Nevoa Storage System, aplicativo de virtualização de armazenamento da Nevoa Networks. Usando a tecnologia da Nevoa Networks, a expansão é bem facilitada, mas sempre vai requerer a agregação de novos módulos de hardware, ou seja, o IOC pode aumentar seu armazenamento para 120 terabytes ou mais, desde que inclua novos módulos para storage. Com o Nevoa Cluster, todo o rack, instalado no IOC com 13 servidores, foi configurado para ser apresentado como um dispositivo de rede único, através do qual, todo o espaço disponível de 36 terabytes pode ser utilizado pelas aplicações do cliente. “Tivemos que encontrar uma solução para o nosso melhor desempenho. Dessa forma, junto com o sistema que a Nevoa implantou, usamos também um software livre I-SCSI e assim conseguimos um serviço muito bom e com um custo barato perto da concorrência”, festeja Gilberto Ferreira da Silva. Segundo ele, os volumes foram criados para aplicação de políticas de espelhamento. A conectividade Ethernet agregada do sistema chega até 26 Gigabits por meio da consolidação das placas de rede de todos servidores.

O benefício: preço, rapidez e tecnologia de ponta

[pullquote align=”left”]“A implantação do Nevoa Cluster no Instituto Oswaldo Cruz foi a melhor opção que tivemos…”[/pullquote] A equipe da Nevoa Networks conseguiu montar o rack, instalar o Nevoa Cluster nos hardwares existentes em tempo recorde: apenas uma semana. Enquanto isso, em treinamento especializado, os técnicos do IOC passaram a ter contato com a tecnologia de virtualização que a Nevoa oferece. O sistema Nevoa Storage System é um produto que integra vários hardwares e consegue armazenar grande quantidade de dados e é esta tecnologia que rege o Nevoa Cluster. “A implantação do Nevoa Cluster no Instituto Oswaldo Cruz foi a melhor opção que tivemos, pois é capaz de armazenar grandes quantidades de arquivos rapidamente como precisamos e, além disso, conseguimos um bom preço, agilidade no serviço e ainda podemos agregar novos serviços à nossa infraestrutura de armazenamento. Isso é essencial para o mercado hoje em dia”, comenta o gerente de Tecnologia da Informação do IOC.

Resumo do Case

Cliente: Instituto Oswaldo Cruz – vinculado à Fiocruz

Setor: Saúde

Serviços:

  • Implantação de solução para infraestruturas de armazenamento de grande porte
  • Treinamento técnico especializado em armazenamento virtualizado

Benefícios:

  • Custo inicial 30% menor do que os ofertados no mercado
  • Sistema virtualizado de 36 terabytes, podendo ser expandido indefinidamente
  • Espaço útil para aplicações de vídeo ou mesmo outras aplicações como backup por meio da criação de volumes independentes
  • Possibilidade de agregar novos serviços à infraestrutura de armazenamento
  • Maneira simples de administrar o software.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments are closed.