O Brasil é o país do futuro

Blog Deixe seu comentário - Leave a comment  

Hunter Hagewood, Diretor de P&D da Nevoa Networks analisa o mercado nacional de Tecnologia da Informação e a economia do Brasil.

Este país é realmente um país de contrastes. Depois de ter passado nove anos morando fora, voltei ao Brasil em 2003 com receio do que iria encontrar. Com um sutil eco da voz de Renato Russo prometendo que “o Brasil é o país do futuro” e do Cazuza querendo que o Brasil mostrasse sua cara, não sabia o que esperar.

Encontrei indicadores de todos os tipos que mostram a evolução do país e da sua ecnonomia. Lembro de ter ficado com inveja quando vi uma reportagem que mencionava que um grupo de agro business tinha acabado de encomendar literalmente uma frota da maior colheitadeira que a John Deere oferece. Por sua vez a Petrobrás submetia encomendas a todos os maiores estaleiros do mundo para novos navios. Eu pensava “Quando é que vamos começar a ver investimentos deste porte na área de TI?” Na semana retrasada obtive minha resposta.

A Nevoa Networks atende empresas e instituições que estão se preparando para conter a inesgotável demanda para armazenamento de dados. No caso, o Nevoa Cluster e o Nevoa Storage System são nossos produtos mais procurados e costumamos atender pedidos aqui no Brasil entre dezenas e algumas centenas de terabytes. Porém uma ligação na primeira semana de setembro apresentou uma demanda que ainda não tínhamos recebido de ninguém do Brasil, e nem da América latina – “A Nevoa consegue entregar uma solução de um petabyte?”

Achei fantástico. Para mim é um indicador de que há gestores de TI que estão pensando grande e a mais longo prazo. Há gestores de TI que querem as vantagens de tecnologia de ponta e que trazem um diferencial competitivo para sua instituição. É justamente esta agressividade que é difícil de encontrar aqui no Brasil e que é necessário para manter o momentum que há hoje.

No lado mais pessoal, o prazer que tive em poder afirmar que a Nevoa consegue entregar um petabyte de storage vai além do mérito da nossa tecnologia. O prazer vem do fato de que a entidade que nos contatou não precisa buscar empresas e tecnologias estrangeiras para atender sua demanda. O Brasil agora tem concorrência nacional.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários - Adicionar comentário

You must be logged in to post a comment.