Please wait...

Our Blog

Quais os benefícios de Armazenamento e Recuperação de Desastres em Nuvem?

cloud_storage_backup

Atualmente empresas de todo porte estão gerando quantidades enormes de dados críticos de negócios e por isso, estão necessitando, como nunca antes, de um backup e recuperação de desastres eficiente e confiável.

A realidade de muitas micro e pequenas empresas mostra que, infelizmente, a maior parte normalmente não têm os recursos encontrados em empresas de grande porte e, como resultado, elas simplesmente ignoram soluções que, eventualmente, poderiam evitar problemas com consequente perda monetária. Além das micro, pequenas e médias empresas, tais como empresas financeiras, setor de saúde e empresas que trabalham com dados legais precisam ter seus dados armazenados por longos períodos de tempo.

Existe um senso comum aos proprietários de micro e pequenas empresas de que os se os dados estão armazenados em discos externos, e-mails e drives USB, eles estão garantidos e os dados estarão bem protegidos. De fato, pessoalmente já conheci empresas nacionais conhecidas por sua excelência em Pesquisa e Desenvolvimento que movimentam anualmente milhões de reais cujos métodos de backup são exatamente esses.

Entretanto, de acordo com a pesquisa realizada pela IDC, quase 42% dos dados é perdido devido a falhas mecânicas, e isto está fora do controle da equipe de TI de uma empresa. Por conseguinte, a necessidade de garantir acesso aos dados gravando-os externamente à empresa parece ser a melhor solução. Muitos especialistas em TI têm recomendado backup e recuperação de desastres em nuvem como forma mais conveniente de armazenar dados críticos de negócios.

Somente arquivos principais ou mesmo todo o conteúdo de um disco rígido podem ser copiados com segurança para a nuvem. Os dados são acessíveis e recuperáveis rapidamente em caso de desastres.

Listo alguns dos benefícios oferecidos pelo backup e recuperação de desastres em nuvem:

Redução dos custos

Backup e recuperação em nuvem são um bom substituto aos tradicionais e caros métodos de armazenamento de dados. A necessidade de compra de novos equipamentos e custos de gestão são eliminados. Assim, o Custo Total de Propriedade (TCO) pode ser diminuído. A venda de armazenamento em nuvem é feita como serviço, você pode adquirir somente o espaço que precisa, quando precisar.

Automação

Backup e serviço de recuperação na nuvem podem ser totalmente automatizado e ocorrer de forma criptografada e segura. O teste da solução pode ocorrer, sem qualquer tempo de inatividade.

Recuperação rápida de dados

Hoje em dia, é possível a recuperação de desastres baseada em nuvem dentro de um prazo de 15 minutos – 8 horas.

Instalação e configuração de um backup baseado em nuvem são fáceis, como apenas o download e instalação de software.

Frequência de backup pode ser configurado de acordo com as preferências do usuário.

Todos os usuários autorizados podem acessar os dados através de uma conexão de internet.

Replicação e espelhamento Off-Site

Replicação e espelhamento de dados críticos de negócios pode ser alcançada através do uso de múltiplas localizações geográficas, e assim, obter um mínimo de paralisação das operações em caso de falha.

Backup e recuperação baseados em nuvem são flexíveis, qualquer mudança nos negócios ou a sua evolução pode ser personalizada.

Empresas podem reduzir seu número de servidores e economizar muito em suas contas de energia e pessoal. É uma iniciativa de TI Verde, uma vez que a empresa precisa de menos servidores.

Muitas PMEs não conhecem as vulnerabilidades críticas existentes em seus métodos de proteção de dados. Eles só percebem isso quando um desastre e a perda de dados ocorrem. Um backup e recuperação de desastres em nuvem oferecem uma maneira automatizada de proteger dados críticos de negócios de desastres como os ataques de malware, erros humanos, falhas de equipamentos e outras interrupções. Então, é como uma grande benção para as PMEs e justifica-se o investimento que fizerem nessa tecnologia.


Sobre o autor

[staff name=”Fabio Gomes Ferreira” position=”Co-fundador e Diretor de Operações” img=”http://nevoanetworks.com/wp-content/uploads/2012/10/Fabio-Blog.jpg”]
Formado em Sistemas de Informação pela Universidade Paulista com especialização em Gestão de Projetos pela UNICAMP e pós-graduado em Gestão Estratégica de TI pelo IBTA. Atualmente é diretor da Nevoa Networks, tendo 20 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, grande parte prestando consultoria em soluções nas áreas Financeira, ERP, Supply Chain e Virtualização.
[/staff]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta