Sigilo de dados ainda é a maior preocupação de quem usa armazenamento em nuvem

Blog Deixe seu comentário - Leave a comment   , , ,

cloud-security
Uma pesquisa recente da agência FixYa mostrou que o sigilo de dados na nuvem ainda representa a maior preocupação para 40% dos usuários de serviços de armazenamento em nuvem. A pesquisa foi realizada com a participação de usuários dos cinco serviços mais populares.

A questão do sigilo dos dados diz respeito a acesso indevido aos arquivos do usuário. Isso é consequência direta da redundância dos arquivos e acesso via web. Quando se grava um arquivo nestes serviços, além da cópia local do arquivo no disco do usuário, pelo menos uma outra cópia passa a existir no sistema de armazenamento usado pelo serviço.

Por exemplo, quando se grava um arquivo no DropBox, o programa faz uma cópia do arquivo no sistema de armazenamento de uma outra empresa, o S3 da Amazon. O DropBox é uma revenda do S3 e apenas gerencia os links para acessar estas cópias. Isso faz com que os arquivos na nuvem possam ser acessados de qualquer lugar desde que se tenha um link válido, ou o login e senha de um usuário que tem uma cópia do arquivo procurado. É justamente esta diversidade de formas de acesso que dificulta o sigilo dos dados.

Neste modelo acaba se criando um número maior de sistemas que precisam ser protegidos e de pessoas que tem acesso aos arquivos:

1. O sistema de armazenamento e técnicos da Amazon
2. O site que faz gestão dos links e técnicos do DropBox
3. Os dispositivos usados pelos usuários que enxergam uma pasta compartilhada

É importante notar que nem todos os serviços de armazenamento em nuvem seguem este modelo. Em alguns casos raros, a mesma empresa mantém custódia tanto das cópias como dos links.

A FixYa destacou que apesar de serem populares, não devem ser consideradas soluções empresarias. Já há inclusive, políticas corporativas proibindo o uso destes serviços para o compartilhamento de arquivos. Em segundo lugar ficou constatado problemas na gravação (27%) e em terceiro ofertas com pouco espaço (20%).

Na Nevoa Networks temos uma máxima:

Não há armazenamento confiável, apenas aquele que atinge um nível aceitável de risco.

Nossas soluções tem a versatilidade necessária para prover a nossos clientes o nível de confiabilidade que os deixem confortáveis.

Quer saber mais? Entre em contato,teremos o prazer em explicar como sua empresa poderá obter as vantagens reais de armazenamento em nuvem de forma segura.


Sobre o autor

Hunter Hagewood
Co-fundador e Diretor de P&D
Formado em Sistemas de Informação com mestrado em Ciência da Informação pela University of Tennessee. Atualmente é diretor da Nevoa Networks, tem 17 anos de experiência na área de soluções de dados e registra participação em importantes projetos de HPC tanto nos EUA quanto no Brasil.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários - Adicionar comentário

You must be logged in to post a comment.