Universidade implanta software da Nevoa Networks

Case Deixe seu comentário - Leave a comment  

O desafio: organizar grande volume de arquivos de maneira confiável

O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) tinha como objetivo a implantação de um sistema que possibilitasse o armazenamento de informações de vários arquivos com segurança. Era essencial para a universidade optar por um sistema que permitisse o gerenciamento de conteúdo dos 180 computadores, distribuídos em oito laboratórios, além de reaproveitar o espaço ocioso e a custo baixo.

“Por ser uma solução simples de ser implantada, confiável, usada no mundo todo, atende as nossas necessidades. Um fator decisivo foi saber que tínhamos um suporte local para nos apoiar no tratamento de informações críticas.”

Para isso, a instituição fez uma série de ações para melhorar a gestão e aproveitamento do investimento em TI. As prioridades incluíam a segurança do sistema, a proteção de dados, a incorporação de novos serviços e a melhoria do controle do que é transmitido pela rede. A solução encontrada foi a aquisição de dois servidores e a seleção de novos aplicativos. Mas, o Departamento de Ciência da Computação da Unipê entendeu que essas ações demandavam um aumento significativo na capacidade de storage do sistema. Dessa forma, a Universidade precisou encontrar uma nova saída para o problema. “Não possuíamos backup de dados nem um gerenciamento eficiente da memória disponível. Inclusive, não tínhamos nem noção do desperdício de uso de memória secundária em nossas instalações”, analisa o coordenador de Computação da Unipê, Luiz Maurício Fraga Martins.

A solução: adotar a solução de armazenamento de dados à base de virtualização, desenvolvido pela Nevoa Networks

No segundo semestre de 2009, a coordenação da Instituição e a equipe técnica da Nevoa Networks deram início às conversas para definir a implantação do software. Entre as estratégias adotadas foram priorizados o aumento do armazenamento, o reaproveitamento do espaço ocioso e a redução do tempo de backup, além da segurança e facilidade de manutenção e, ainda, a solução precisava caber no orçamento. A empresa, pioneira em virtualização no Brasil, ofereceu a plataforma NSS – Nevoa Storage System, que permite o armazenamento de dados num único e coeso sistema. “Por ser uma solução simples de ser implantada, confiável, já utilizada no âmbito internacional, atendeu às nossas necessidades. Um fator decisivo foi saber que tínhamos um suporte local para nos apoiar no tratamento de informações críticas”, comenta o professor Martins. Após adotar a plataforma NSS, a coordenação da Universidade descobriu, com ajuda dos profissionais da Nevoa Networks, novas potencialidades nas máquinas de seus laboratórios, como a existência de aproximadamente 20 terabytes já instalados na Unipê. O espaço havia sido comprado e não era utilizado.

O benefício: mais economia e menos desperdício

“Podemos contar com um sistema de armazenamento de arquivos confiável, praticamente sem custos adicionais uma vez que a Nevoa está, em parceria com a Unipê, desenvolvendo projetos de pesquisa com nossos alunos.”

Entre os resultados conquistados desde a aquisição da nova ferramenta estão: o reaproveitamento de 80% do espaço desperdiçado nos laboratórios, a economia nas despesas, a redução do tempo de backup de 4,5 para 2 horas e o aumento de 7 para 30 dias de gravação de vídeo de vigilância, entre outras. Tudo isso possibilitou um melhor atendimento ao aluno e a certeza de ter um programa que atende todas as expectativas. “Podemos contar com um sistema de armazenamento de arquivos confiável, praticamente sem custos adicionais, uma vez que a Nevoa Networks está em parceria com a Unipê desenvolvendo projetos de pesquisa com nossos alunos”, afirma Martins. O NSS foi adotado recentemente na instituição e a ferramenta tem muito que acrescentar. “Até o presente momento, o Nevoa Storage System atende as nossas necessidades. Esperamos ter um retorno em torno de 50% de economia com recursos de storage em nossa corporação”, garante o coordenador de Computação.

Resumo do Case

Cliente: Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) – Departamento de Ciência da Computação

Setor: Educação

Serviços:

  • Solução para o armazenamento de dados à base de virtualização
  • Sistema de armazenamento em rede de distribuição de informação

Benefícios:

  • Reaproveitamento do espaço ocioso
  • Economia nas despesas com a utilização do storage
  • Melhor atendimento ao usuário
  • Redução do tempo de backup
  • Capacidade infinita de armazenamento
  • Fácil implantação do software
  • Diminuição de desperdício e tempo para a manutenção
  • Alto desempenho
  • Preço acessível
  • Segurança do sistema
  • Proteção de dados



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...